SAEB - Especialista em Meio Ambiente - Área Ciência do Meio Ambiente - 2012
Questão 67
67
Q575760
Geografia Solos e Relevos
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2012
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB - CESPE CEBRASPE
Prova: CESPE CEBRASPE - SAEB - Secretaria da Administração do Estado da Bahia - Especialista em Meio Ambiente - Área Ciência da Terra

Localizado no sudeste da Bahia, o complexo máfico-ultramáfico de Fazenda Mirabela apresenta importantes mineralizações de sulfetos de Ni e Cu. Acerca desse assunto e considerando depósitos minerais metálicos e respectivos processos ígneos associados, assinale a opção correta.

A

Isótopos de Sm-Nd são aplicados para investigação do contexto petrotectônico de complexos acamadados, uma vez que valores positivos de εNd indicam a derivação mantélica.

B

A pirrotita, comum neste tipo de depósito, apresenta a fórmula Fe1-xS e representa um exemplo de solução sólida por omissão devido a substituição de íons de Fe2+ por Fe3+.

C

A cristalização de cromita e consequente formação de níveis de cromititos é explicada pela atuação de processos gravitacionais operantes durante a cristalização do magma.

D

Depósitos de sulfetos de Ni e Cu ocorrem associados a corpos máficos-ultramáficos acamadados. Devido à dimensão e volume de magma dessas intrusões, esse tipo de associação ígnea ocorre associada a ambientes do tipo rift. Um exemplo é o Complexo de Bushveld, localizado na África do Sul.