O sistema de direção veicular tem como função transmitir a força e movimento do volante até as rodas e pneus, fazendo com que eles rodem adequadamente e movimentem o veículo. Sobre esse sistema podemos afirmar:
O sistema de direção é composto, entre outros, por: amortecedor, roteador, coluna de direção, volante e conjunto de alavancas de comando e ligação (barra e braços).
No sistema de direção hidráulica existe um fluido que fica armazenado em um reservatório, onde o fluido é bombeado sob alta pressão, até uma peça chamada válvula rotativa, que fica posicionada junto à barra de torção, ou seja, quando o volante é virado, a válvula rotativa libera a passagem do fluido para um cilindro na cremalheira.
Deve-se verificar periodicamente o funcionamento correto da direção e fazer as revisões corretivas nos prazos previstos no manual do fabricante, com pessoal especializado.
Folgas no sistema de direção fazem o veículo puxar para um dos lados, podendo levar o condutor a perder seu controle. Ao frear, esses defeitos são diminuídos.
O sistema de direção tem a função de fazer com que o movimento de rotação da coluna de direção faça um movimento de vai-evem para as rodas. Há duas peças muito importantes para o cumprimento dessa missão: um parafuso sem-fim e um braço oscilante.