Durante as aulas de farmacologia, é comum a abordagem do processo saúde-doença para que...

Questão 50

50
Q473706
Farmácia Farmacologia
Atalhos
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Ano: 2010
Banca: Fundação Universa - FUNIVERSA
Prova: FUNIVERSA - SEDF - Professor de Educação Básico - Área Farmácia - 2010

Durante as aulas de farmacologia, é comum a abordagem do processo saúde-doença para que seja, em seguida, ensinado o tratamento farmacológico. Suponha que, durante uma aula expositiva a respeito de corticosteroides, um aluno requisite a palavra e explicite que, como dono de drogaria, acha incorreta a necessidade de apresentação de prescrição médica para administração de corticosteroides injetáveis. Não satisfeito com a opinião manifestada, o aluno complementa que já medicou diversas pessoas que adentraram seu estabelecimento, solicitando a injeção de corticosteroides com finalidades antigripais. Assinale a conduta mais correta a ser seguida pelo docente desse aluno e de todos os demais que assistem à discussão, do ponto de vista ético, moral, profissional e educacional.

A

Ignorar a informação apresentada pelo referido aluno e retomar a continuidade da aula.

B

Ignorar a informação apresentada pelo referido aluno, retomar a continuidade da aula e, em particular, explicitar ao aluno como o seu comportamento foi anético e amoral, discorrendo ainda acerca das penalidades da lei às quais ele estará sujeito depois de graduado.

C

Usar a informação apresentada pelo referido aluno para argumentar, perante a turma, como o seu comportamento foi anético e amoral e, ainda, discorrer acerca das penalidades da lei às quais ele, e todos os demais que cometerem o mesmo erro, estarão sujeitos depois de graduados.

D

Usar a informação apresentada pelo referido aluno para expor, farmacologicamente, perante toda a turma, as implicações e os riscos da automedicação com corticosteroides. E, em particular, explicitar ao aluno como o seu comportamento foi anético e amoral, discorrendo ainda acerca das penalidades da lei às quais ele estará sujeito depois de graduado.

E

Usar a informação apresentada pelo referido aluno para expor, farmacologicamente, perante toda a turma, as implicações e os riscos da automedicação com corticosteroides, desencorajando todos de compactuarem com essa decisão do paciente.