A respeito dos conceitos de gramática apresentados por Lúcia Lobato e de suas implicações em sala de aula, assinale a alternativa correta.
O primeiro conceito remete a um tipo de conhecimento estático, com possibilidade de emprego em ambientes escolares com maior criticidade em relação aos aspectos sociais que envolvem o ensino da língua.
O segundo conceito refere-se a obras que têm um conjunto de descrições acerca da língua e, por isso, embasam melhor professores e alunos nas diversas leituras de mundo.
O segundo conceito, diretamente relacionado aos pressupostos gerativistas, pontua que a gramática não é algo estático e corresponde a um construto mental que cada membro da espécie humana desenvolve, caso esteja exposto à língua.
Os dois conceitos distanciam-se da sala de aula porque são mais práticos que teóricos. Não abrangem, assim, subsídios metodológicos para o ensino da língua portuguesa.
A compreensão da gramática como compêndio ou como construto mental reforça a ideia de que entender a língua, e bem ensiná-la, é conhecer as regras de uma variedade da língua que foi descrita em uma gramática normativa.