Para um currículo escolar ser considerado inclusivo, precisa levar em consideração a diversidade e flexibilidade para ajustes, sem perda de conteúdo. Nesse sentido, o currículo deve ter como objetivo primeiro a redução de barreiras atitudinais e conceituais, além de se pautar em uma ressignificação do processo de aprendizagem na sua relação com o desenvolvimento humano. (OLIVEIRA & MACHADO apud GLAT, 2007), assinale a alternativa correta.
A diversidade de formas de aprender dos alunos não considerada um princípio que leva à organização da escola no favorecimento do trabalho pedagógico colaborativo que, por sua vez, pode instigar você professor(a) a criar estratégias e situações diversificadas, criativas e estimulantes para promover a aprendizagem de todos os alunos, independentemente das necessidades educacionais específicas que apresentem em razão de sua condição humana
Promover o acesso ao “currículo em condições de igualdade” implica em conhecer sobre o ensino que se faz, para que se faz e como se faz, além de compreender que a “igualdade real e efetiva tem que oferecer oportunidades adequadas e diferenciadas para que cada estudante, sejam quais forem os seus pontos de partida, suas necessidades e circunstâncias, possa alcançar as aprendizagens escolares essenciais e não somente os mínimos” (MUÑOZ, 2005, p. 17)
Para um enriquecimento curricular podemos planejar as atividades em conjunto com o aluno, definindo objetivos e metas a partir da sondagem dos interesses individuais deste. Estimular o estudante a não participar de olimpíadas e concursos, programas e projetos da escola e de outros espaços da comunidade
Oferecer espaço para que o aluno possa se comunicar, demonstrar ou ensinar o que aprendeu/pesquisou; disponibilizar materiais para consulta nos diferentes espaços escolares - sala de aula, biblioteca, laboratório, sala de recursos multifuncionais entre outros, não é uma prática metodológica para alunos de aula inclusiva