“Os valores não são, mas valem. Uma coisa é valor e outra coisa é ser. Quando dizemos de algo que vale, não dizemos nada do seu ser, mas dizemos que não é indiferente [...]. A não indiferença é a essência do valer [...]. Os valores não têm, pois, a categoria do ser, mas a categoria do valer [...] o valor é uma qualidade.”
(Morente, 1966.)
Embora a temática sobre os valores seja bastante antiga e, ao mesmo tempo atual, somente no século XX surgiu a chamada Axiologia ou Teoria dos Valores. Em relação aos valores, elementos fundamentais na análise ética, assinale a afirmativa INCORRETA.
Os valores são herdados, ou seja, não são inatos.
Valores determinam, dentre outros fatores, a forma como as pessoas se comportam e interagem com os outros indivíduos e com o meio ambiente.
Como decorrência específica do multiculturalismo, os valores tradicionais perderam a importância e não são mais reconhecidos pela maioria da sociedade.
Os valores podem ser vistos como a base dos relacionamentos humanos, que pautam as interações humanas e a tomada de decisões, seja em âmbito privado ou público.