SEE SP - Professor II - Área Educação Física - 2012
Questão 26
26
Q538828
Educação Física Relação Educação Física Escolar e Esporte
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2012
Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista - VUNESP
Prova: VUNESP - SEE SP - Secretaria de Estado de Educação de São Paulo - Professor II - Área Educação Física

O método tradicional de ensino dos jogos esportivos coletivos orienta que cada modalidade seja ensinada separadamente, iniciando pela abordagem dos fundamentos de cada esporte até chegar ao estudo dos sistemas táticos de jogo. Por outro lado, autores mais recentes da área da Pedagogia do Esporte recomendam que o ensino se inicie pelo estudo conjunto dos fundamentos comuns aos diferentes jogos esportivos coletivos para, depois, trabalhar os gestos técnicos específicos de cada modalidade esportiva.

A vantagem do segundo método de ensino em relação ao primeiro é que os alunos

A

passam a questionar suas experiências com jogos populares e a valorizar mais os jogos esportivos tradicionais.

B

passam a trazer para a escola suas experiências com jogos populares, confrontando-as com os jogos esportivos tradicionais.

C

entendem melhor o significado e a dinâmica dos jogos em menor espaço de tempo.

D

desenvolvem mais rapidamente o domínio das habilidades motoras que exigem equilíbrio.

E

conseguem selecionar melhor o esporte que desejam praticar fora das aulas de Educação Física.