Segundo a pesquisadora Lúcia Helena Sasseron, o conceito de “alfabetização científica” deriva do termo inglês scientific literacy, utilizado primeiramente por Paul Hurd, em 1958, o qual defende que as aulas de Ciências devem ensinar o que está no cotidiano dos alunos. Para ela, o termo designa que o objetivo do ensino de Ciências é
almejar a formação cidadã dos estudantes para o domínio e uso dos conhecimentos científicos e seus desdobramentos nas diferentes esferas de suas vidas.
preconizar o aprendizado por meio do uso dos livros didáticos existentes, pois seus autores lançam ideias inovadoras, quer na exposição interativa dos conteúdos, quer nas sugestões para a realização das experiências de laboratório que conduzam à compreensão das leis e conceitos físicos
propor uma introdução histórica das Ciências da Natureza descrita nos mais diversos meios de comunicação, seguida de uma explanação minuciosa e detalhada da origem dos termos utilizados nas descrições.
conduzir os estudantes ao letramento científico por meio do ensino das linguagens e códigos utilizados no trato com os assuntos relativos à Ciência em geral e à Física em particular.
a prática científica por meio da investigação proposta pelos professores e descrita nos livros didáticos e nos sistemas apostilados adotados, seja em experiências de laboratório, seja na vida cotidiana.