SEFAZ PI - Analista do Tesouro Estadual - 2015
Questão 35
35
Q1660242
Economia e Finanças Excedentes do Consumidor e do Produtor
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2015
Banca: Fundação Carlos Chagas - FCC
Prova: FCC - SEFAZ PI - Secretaria da Fazenda do Estado do Piauí - Analista do Tesouro Estadual

Considere um diagrama no qual representa-se uma reta de demanda por um bem em um mercado qualquer. O preço do bem é medido no eixo y e a quantidade demandada, no eixo x. O intercepto da reta no eixo y é dado pelo ponto A. Admitindo-se que B representa o ponto de equilíbrio de mercado em que o preço P1 está associado a uma quantidade demandada Q1, encontramos o excedente do consumidor por meio da área do triângulo ABC. Portanto, quando o preço cai de P1 para P2, a quantidade demandada aumenta de Q1 para Q2, e o excedente do consumidor é dado pela área do triângulo ADE. Alternativamente, quando o preço sobe de P1 para P3, a quantidade demandada diminui de Q1 para Q3, e o excedente do consumidor é encontrado pela área do triângulo AFG. Sobre o excedente do consumidor é correto afirmar:

A

Uma queda do preço de mercado implica uma diminuição do excedente do consumidor (área BCGF) e se dá em parte porque os consumidores já existentes agora pagam menos e em parte porque novos consumidores entram no mercado ao preço mais baixo.

B

Uma elevação do preço de mercado gera uma elevação do excedente do consumidor (área BCED) se dá em parte porque os consumidores já existentes agora pagam mais e em parte porque novos consumidores entram no mercado ao preço mais alto.

C

Um aumento do preço de mercado gera uma redução no excedente do consumidor (área BCGF), em parte porque os consumidores já existentes agora pagam mais e em parte porque novos consumidores entram no mercado ao preço mais alto.

D

Um aumento do preço de mercado gera uma redução no excedente do consumidor (área BCGF) porque demanda se tornou mais elástica em relação à renda.

E

A queda do preço de mercado implicará uma diminuição do excedente do consumidor (área BCED) proporcionalmente maior quanto menor for a elasticidade-preço da demanda por esse bem.