A drenagem abdominal é tão antiga quanto a história da cirurgia. O uso crítico da drenagem como método complementar à primazia da técnica cirúrgica deve orientar o cirurgião em sua prática.
Sobre drenos abdominais, é correto afirmar que
a drenagem ampla da cavidade com drenos é indicada em casos de diverticulite aguda Hinchey III.
a utilização de drenos de silicone à vácuo, tipo Blake, diminui a incidência de fístulas em anastomoses colo cólicas.
após esplenectomia de urgência por trauma, deve-se drenar o subfrênico esquerdo com dreno, em sistema fechado com selo d’água.
a drenagem bem indicada acelera a evolução e a alta do paciente, contribuindo para menor morbidade pós-operatória, apesar da dor e do desconforto.
a contaminação retrógrada, a erosão de víscera, as fístulas, as deiscências de anastomose, as lesões vasculares e a obstrução intestinal são complicações do uso de drenos.