Imagem de fundo

Paciente de 18 anos, do sexo masculino, dá entrada em sala de emergência trazido pelo C...

Questão 50

Paciente de 18 anos, do sexo masculino, dá entrada em sala de emergência trazido pelo Corpo de Bombeiros após acidente automobilístico em alta velocidade, há 30 minutos.


À avaliação pelo ATLS, temos o seguinte:


  1. Vias aéreas pérvias, com colar cervical;
  2. Ausculta pulmonar normal bilateral, FR 30, SatO2 97% a.a.;
  3. Ausculta cardíaca normal, PA 60x30 (PAM 40), FC 130, abdome flácido à palpação, toque retal sem alterações, recebe 1 litro de cristaloide aquecido IV;
  4. Glasgow 15, algo diaforético, pupilas isofotorreagentes, sem déficits focais;
  5. Deformidade evidente em ambas as coxas, com fraturas expostas de ambos os fêmures e membros a jusante com tempo de enchimento lentificado;
  6. Gasometria venosa admissional: pH 7,21, HCO3 15, BE -10, Hb 12g/dL, lactato 40.


Com relação ao manejo desse paciente e seguindo o protocolo do ATLS, as afirmativas a seguir estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a.

A

Apesar de o paciente apresentar hemoglobina próximo ao valor da normalidade na gasometria, pode-se afirmar, tanto pela clínica como pelo achado de acidose, BE < -6 e lactato elevado, que tal paciente exibiu sangramento importante.

B

É provável que o paciente tenha indicação de receber protocolo de transfusão maciça.

C

O ácido tranexâmico está indicado neste caso, inclusive com benefício em mortalidade.

D

Além de conduta pertinente para profilaxia do tétano, o paciente tem indicação de receber profilaxia antimicrobiana por, no mínimo, 72h após limpeza de sítio e fixação das fraturas expostas.

E

A expansão volêmica desse paciente deve ser completada até atingir 30mL/kg ou até que a PAM esteja acima de 65, visando à melhor perfusão orgânica e a melhores desfechos.