A Doença de Parkinson (DP) é uma patologia lenta e crônica do sistema nervoso, na qual ocorre uma degenerescência nas células dos gânglios basais, ocasionando uma perda ou interferência na ação da dopamina, que é o principal neurotransmissor dos gânglios basais. Estes contribuem para a precisão e a uniformidade dos movimentos e coordenam as mudanças de posição. Trata-se de um dos distúrbios de movimento, que mais acomete os idosos, sendo caracterizada por quatro sinais clínicos essenciais: tremor de repouso, rigidez, bradicinesia e instabilidade postural.
Sobre as características da DP, assinale a alternativa INCORRETA.
A bradicinesia na DP é um sinal que corresponde a uma lentidão dos movimentos, especialmente os automáticos, havendo uma pobreza geral da movimentação.
Na instabilidade postural, os pacientes experimentam dificuldades crescentes durante atividades dinâmicas desestabilizantes, tais como alcance funcional, andar e virar.
Os pacientes assumem uma postura muito característica com a cabeça em ligeira flexão, tronco ligeiramente inclinado para frente, flexão moderada da perna sobre a coxa e do antebraço sobre o braço, com exagero da pinça digital nas mãos e o tronco fletido ventralmente.