O câncer de ovário é a segunda neoplasia ginecológica mais comum, atrás apenas do câncer do colo do útero. Sobre esse tipo de câncer, leia as afirmações abaixo e coloque V nas verdadeiras e F nas falsas:
( ) O risco de câncer de ovário é aumentado em mulheres com infertilidade e reduzido naquelas que tomam contraceptivos orais (pílula anticoncepcional) ou que tiveram vários filhos.
( ) Mutações em genes, como BRCA1 e BRCA2, não estão relacionadas a risco elevado de câncer de ovário.
( ) O exame preventivo ginecológico (Papanicolaou) não detecta o câncer de ovário, já que é específico para detectar o câncer do colo do útero.
( ) Na fase inicial, o câncer de ovário não causa sintomas específicos. À medida que o tumor cresce, pode causar pressão, dor ou inchaço no abdômen, pelve, costas ou pernas; náusea, indigestão, gases, prisão de ventre ou diarreia e cansaço constante.
( ) A escolha do tipo de tratamento, quimioterapia ou radioterapia, vai depender, principalmente, do tipo histológico do tumor, do estadiamento, da idade e das condições clínicas da paciente e se o tumor é inicial ou recorrente.
Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.
V-F-V-V-F
F-F-F-V-V
F-V-V-F-V
V-V-V-F-V
V-V-F-F-F