Imagem de fundo

Uma paciente de 50 anos de idade queixa-se de fortes dores nos joelhos. Os exames radio...

Questão 57

Uma paciente de 50 anos de idade queixa-se de fortes dores nos joelhos. Os exames radiológicos mostram o mesmo diagnóstico em ambos os joelhos, com importante redução do espaço articular, imagem translúcida na região subcondral do fêmur e da tíbia e a presença de osteófitos na borda medial da tíbia, sugerindo osteoartrose. A paciente refere redução da força dos membros inferiores, que limita as suas atividades dentro de casa, restringindo a sua participação no trabalho e no seu ciclo social.

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos correlatos, assinale a alternativa correta.

A

Os exercícios de força são contraindicados por aumentarem o processo inflamatório articular.

B

O tempo de marcha e a dor no decorrer das atividades funcionais não melhoram com um programa de exercícios composto por exercícios isométricos, isotônicos, isotônicos com resistência, endurance e velocidade direcionados para o joelho.

C

O uso de enfaixamento do joelho ou o uso de joelheiras não são recomendados por aumentar o contato femoropatelar, resultando em mais dor.

D

O exercício isométrico nas amplitudes articulares que não provoquem dor pode ser realizado inicialmente para o programa de fortalecimento articular, uma vez que a elevação da pressão intra-articular durante esse exercício é menor em comparação com outros tipos de exercícios.

E

O fortalecimento da porção lateral do quadríceps pode alinhar o movimento patelar, melhorando a biomecânica do joelho e resultando no alívio da dor.