SES SP - Residência em Nutrição - Área: Práticas Integrativas e Complementares em Saúde - 2021
Questão 41
41
Q1648161
Nutrição Dietoterapia
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2021
Banca: Instituto Americano de desenvolvimento - IADES
Prova: IADES - SES SP - Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo - Residência em Nutrição - Área: Atenção Urgência

A fenilcetonúria (FNC) é uma doença metabólica rara, com prevalência global média estimada de 1:10.000 recémnascidos. A FNC é o mais frequente erro inato do metabolismo dos aminoácidos, e a principal característica da doença não tratada é retardo mental, que vai piorando durante a fase de desenvolvimento do cérebro e que se estabilizaria com a maturação completa desse órgão. Se a doença for diagnosticada logo após o nascimento e o paciente for mantido em dieta restrita em fenilalanina, os sintomas podem ser prevenidos, e a criança pode ter desenvolvimento e expectativa de vidas normais. O rastreamento no Brasil é realizado pelo “teste do pezinho”, no âmbito do Programa Nacional de Triagem Neonatal do Ministério da Saúde.

Acerca do exposto e considerando o(s) tratamento(s) para a FNC, assinale a alternativa correta.

A

O tratamento deve ser iniciado após o 6o mês de vida ou quando ocorrer o desmame.

B

O aleitamento materno deve ser interrompido mediante o diagnóstico da doença.

C

O suporte principal para o controle metabólico dos pacientes é dieta restrita em alimentos que contenham fenilalanina, tais como carnes, ovos, oleaginosas, leguminosas e laticínios.

D

Para crianças com fenilcetonúria, visando a não incorrer em prejuízo do respectivo crescimento, recomenda-se a ingestão de proteínas bem abaixo do preconizado para crianças não fenilcetonúricas da mesma faixa etária.

E

Alimentos seguros para consumo de pacientes com fenilcetonúria incluem: peixe, soja, lentilha, ervilha e queijos fermentados.