Uma paciente de 42 anos de idade comparece a uma consulta ambulatorial queixando-se de sangramento aumentado. Seu ciclo é de trinta dias, com duração que aumentou de três para cinco dias. Afirma que, antes, o fluxo era leve, mas hoje é moderado. Há aproximadamente dois anos, iniciou quadro de dismenorreia, que tem sido progressivo, mas ainda controlável com antiespasmódicos. Ao exame, o colo revela-se móvel e indolor; o médico não palpa anexos e o fundo uterino está próximo da sínfise púbica, ainda intrapélvico. Especular sem alterações. O médico solicita uma ultrassonografia transvaginal, que evidencia espessamento miometrial assimétrico (com parede anterior maior que posterior), zona juncional irregular e pequenos cistos miometriais.
Considerando esse caso clínico, assinale a alternativa correta.
Deve-se tranquilizar a paciente, por se tratar de um quadro de dismenorreia primária, devendo a paciente apenas continuar com o uso de antiespasmódico.
Trata-se de climatério.
Conforme avaliação para sangramento uterino anormal, com o exame de imagem, consegue-se estabelecer a hipótese diagnóstica de adenomiose, uma lesão benigna, devendo-se seguir com tratamento.
Conforme avaliação para sangramento uterino anormal, o exame de imagem com paredes uterinas assimétricas sugere mioma.
Conforme exame de imagem, não há causa estrutural.