Considerando o debate contemporâneo do serviço social e a temática família e proteção social, assinale a alternativa correta.
O trabalho do assistente social com famílias deve corresponder às aspirações do projeto ético político profissional, possibilitando a responsabilização e a culpabilização das famílias pelo cuidado de seus filhos.
O trabalho do assistente social realizado com família deve considerar as particularidades do caso, descontextualizando-o da situação social coletiva.
É necessário atender à família como um caso único, respeitando-se sua singularidade e particularidades, entendendo que sua problemática se esgota em si mesma.
O trabalho realizado com a família e com a rede de serviços de proteção implica oferecer condições para o envolvimento destas nas decisões e ações necessárias.
As novas configurações das famílias empobrecidas, em especial quando há um número expressivo de filhos, é motivo suficiente para que o assistente social, ao representar o Estado, faça sua intervenção priorizando a retirada das crianças do convívio familiar.