SESAB - Residência Multiprofissional em Atenção Oncológica - Área Serviço Social - 2020
Questão 18
18
Q1362876
Serviço Social Serviço Social e a Família
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2020
Banca: Instituto AOCP -
Prova: Instituto AOCP - SESAB - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia - Residência Multiprofissional em Atenção Oncológica - Área Serviço Social

Considerando o debate contemporâneo do serviço social e a temática família e proteção social, assinale a alternativa correta.

A

O trabalho do assistente social com famílias deve corresponder às aspirações do projeto ético político profissional, possibilitando a responsabilização e a culpabilização das famílias pelo cuidado de seus filhos.

B

O trabalho do assistente social realizado com família deve considerar as particularidades do caso, descontextualizando-o da situação social coletiva.

C

É necessário atender à família como um caso único, respeitando-se sua singularidade e particularidades, entendendo que sua problemática se esgota em si mesma.

D

O trabalho realizado com a família e com a rede de serviços de proteção implica oferecer condições para o envolvimento destas nas decisões e ações necessárias.

E

As novas configurações das famílias empobrecidas, em especial quando há um número expressivo de filhos, é motivo suficiente para que o assistente social, ao representar o Estado, faça sua intervenção priorizando a retirada das crianças do convívio familiar.