O programa nacional para diagnóstico, controle, prevenção e tratamento das infecções sexualmente transmissíveis (IST) é modelo para outros países latinos, bem como para as diversas economias em subdesenvolvimento e até mesmo para países mais ricos que o Brasil, quando se trata de política pública de acesso universal.
Considerando a prevenção às IST como uma das ações desse programa, é correto afirmar que
a estratégia profilaxia pós-exposição à sífilis pode estar disponível em vários serviços de saúde, incluindo as unidades de pronto-atendimento de urgência, sendo o tratamento completo por 30 dias.
a profilaxia pré-exposição ao HIV está disponível para populações-chaves e sob oferta limitada aos serviços saúde de especializados, se considerarmos a quantidade de serviços que dispõem dessa estratégia.
a profilaxia pós-exposição é disponibilizada para pessoas que têm parceiros sexuais soropositivos ou que tenham teste rápido para HIV, sendo necessário fazer uso do medicamento em até 72 horas de exposição.
várias estratégias de prevenção combinada estão disponíveis, sendo a profilaxia pré-exposição ao HIV por via oral e pela via intramuscular indicadas por 28 dias e em únicas três doses diárias, respectivamente.
a prevenção combinada envolve múltiplos métodos e eles devem ser utilizados em combinação, o que significa usar camisinha, 01 comprimido ao dia de profilaxia pré-exposição ao HIV e uso de profilaxia pós-exposição por via intramuscular, quando necessário.