Paciente feminina, eutrófica, 50 anos, foi recebida na Unidade de Terapia Intensiva de um hospital, após rebaixamento do nível de consciência, com suspeita de acidente vascular cerebral. A paciente foi sedada e intubada. O trato gastrointestinal está intacto e a função renal preservada. Foi realizada a ressuscitação volêmica e a recuperação da estabilidade hemodinâmica, sendo que atualmente a paciente está sem uso de droga vasoativa. Sabendo disso e baseando-se nas diretrizes brasileiras de terapia nutricional, quais são as recomendações para o início e a continuidade da Terapia Nutricional?
Iniciar dieta enteral precocemente (até 24h ou até 48h), com oferta calórica em cerca de 25 a 30 kcal/kg/dia, podendo ser atingida a meta calórica já no primeiro dia. A oferta proteica recomendada é de 1,5 a 2g/kg/dia.
Aguardar pelo menos 48h para início da dieta, com oferta calórica inicialmente baixa, cerca de 15 a 20kcal/kg/dia e posteriormente progredir para 25 a 30 kcal/kg/dia. A oferta proteica recomendada é de 0,8 a 1,2g/kg/dia.
Aguardar pelo menos 48h para início da dieta, com oferta calórica em cerca de 25 a 30 kcal/kg/dia, e posteriormente progredir para 30 a 35 kcal/kg/dia. A oferta proteica recomendada é de 1,5 a 2g/kg/dia.
Iniciar dieta enteral precocemente (24h-48h) com oferta calórica inicialmente baixa, cerca de 15 a 20kcal/kg/dia e posteriormente progredir para 30 a 35 kcal/kg/dia a partir do sexto dia dos pacientes em recuperação. A oferta proteica recomendada é de 1,2 a 2g/kg/dia.
Iniciar dieta enteral precocemente (24h-48h) com oferta calórica inicialmente baixa, cerca de 15 a 20kcal/kg/dia e posteriormente progredir para 25 a 30 kcal/kg/dia a partir do quarto dia dos pacientes em recuperação. A oferta proteica recomendada é de 1,5 a 2g/kg/dia.