Imagem de fundo

Os pacientes com problemas sistêmicos algumas vezes requerem modificações nos cuidados ...

Questão 22

Os pacientes com problemas sistêmicos algumas vezes requerem modificações nos cuidados transoperatórios quando uma cirurgia oral é planejada. Em relação aos problemas sistêmicos do paciente candidato à cirurgia, assinale a alternativa CORRETA.

A

Os pacientes com insuficiência renal necessitam de diálise renal periódica. Esses pacientes precisam de uma atenção especial durante o tratamento cirúrgico oral. O tratamento de diálise crônica normalmente requer a presença de uma fístula arteriovenosa que permite o acesso vascular fácil e administração de heparina. As cirurgias orais eletivas são mais bem realizadas no dia da diálise, pois os fármacos utilizados serão mais bem eliminados trazendo menos complicações para esses pacientes.

B

O diabetes melito é causado pela subprodução de insulina ou pela resistência dos receptores de insulina em órgãos periféricos aos efeitos da insulina. As pessoas com diabetes bem controlada são mais suscetíveis a infecções do que as pessoas que não têm diabetes. Isso é causado pela função leucocitária alterada ou por outros fatores que afetam a capacidade do corpo de controlar uma infecção.

C

O paciente com lesões hepáticas graves resultantes de doenças infecciosas, abuso de álcool ou congestão vascular ou biliar, necessita de cuidados especiais antes de a cirurgia oral ser realizada. Pacientes com disfunção hepática grave podem necessitar de hospitalização para cirurgia dentária, pois sua capacidade diminuída de metabolizar o nitrogênio do sangue deglutido pode causar encefalopatia.

D

Os pacientes com distúrbios sanguíneos hereditários geralmente estão conscientes do seu problema, permitindo ao clínico tomar as precauções necessárias antes de qualquer procedimento cirúrgico. A cirurgia oral num paciente que faz uso de terapia anticoagulante só poderá ser realizada quando os inibidores plaquetários tenham sido interrompidos por 5 dias e quando o INR (taxa normatizada internacional) estiver menor que 1.

E

Embora não seja um estado de doença, a gravidez é uma situação que merece considerações especiais quando uma cirurgia oral é necessária. Acredita-se que, para propósitos de cirurgia oral, alguns fármacos apresentam pouca possibilidade de dano para o feto quando utilizados em quantidades moderadas. É o caso da mepivacaína, penicilina e eritromicina.