Homem de 22 anos, estudante de Administração, retorna da Inglaterra após 6 meses de estágio em uma empresa de Londres. No 5º dia do seu retorno ao Brasil, o mesmo iniciou um quadro de febre elevada associada a corrimento seromucoso do nariz e das conjuntivas. Automedicou-se com sintomáticos, sem melhora do quadro. Após 5 dias do início do quadro, começou a apresentar exantema máculo-papular avermelhado, dispneia e piora da febre e do estado geral. Ausculta pulmonar com roncos e estertores bilaterais. Fez uso apenas de vacina contra febre amarela antes da viagem. Com base nos dados apresentados, podemos afirmar que:
este é um caso de sarampo e o paciente está evoluindo com pneumonia intersticial, uma das principais complicações dessa doença.
este é um caso de rubéola grave e o paciente está evoluindo com pneumonia intersticial, uma das principais complicações dessa doença.
este é um caso de sarampo e o paciente está evoluindo com pneumonia intersticial, uma complicação rara desta doença.
este é um caso de rubéola grave e o paciente está evoluindo com pneumonia intersticial, uma complicação rara desta doença.
este é um quadro de influenza AH1N1 e o paciente está evoluindo com pneumonia intersticial, uma das principais complicações dessa doença.