Imagem de fundo

Segundo BERTONI, em relação às práticas conservacionistas e aos sistemas de manejo em s...

Questão 37

Segundo BERTONI, em relação às práticas conservacionistas e aos sistemas de manejo em solos, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(---) As práticas de caráter vegetativo são aquelas em que se utiliza a vegetação para defender o solo contra a erosão. São exemplos desse tipo de prática a utilização racional de vegetações para recobrir e travar o solo, como o florestamento e reflorestamento e a utilização de pastagens e plantas de cobertura.

(---) As práticas de caráter edáfico são práticas conservacionistas que, com modificações no sistema de cultivo, além do controle da erosão, mantêm ou melhoram a fertilidade do solo. São exemplos desse tipo de prática a adubação verde, a adubação orgânica e a adubação química.

(---) As práticas de caráter mecânico são aquelas em que se recorre a estruturas artificiais mediante a disposição adequada de porções de terra, com a finalidade de quebrar a velocidade de escoamento da enxurrada, facilitando a infiltração no solo. É um exemplo desse tipo de prática a construção de terraços nas lavouras.

A

C - E - E.

B

C - C - C.

C

C - E - C.

D

E - C - E.