Uma falácia argumentativa é a construção de um raciocínio falso a fim de enganar o interlocutor, ou por imperícia, com todos os seus modelos devidamente identificados.
Todos os segmentos a seguir apresentam falácias. Assinale aquele que tem sua identificação corretamente identificada.
Os eleitores não devem dar seus votos a candidatos como esse, pois, apesar de declararem seu apoio a reformas importantes, procederam muito mal em suas relações matrimoniais, traindo suas esposas; / desvio do assunto principal, passando a ataques pessoais.
Pedro Fontes, do Partido Conservador, é um racista, então cuidado com os candidatos desse partido, que se apresentam como cordeiros, mas são lobos; / confusão indevida entre causa e consequência.
Já que há tantos economistas inteligentes na Europa, eles encontrarão uma solução para a atual crise econômica e os investidores podem ficar tranquilos em suas aplicações; / pensamento que expressa uma simplificação exagerada, que relaciona inteligência a encontro fácil de soluções.
A Europa venceu a Primeira Guerra Mundial, a Segunda e a Guerra Fria; certamente ela também vencerá as próximas guerras; / a conclusão é obrigatoriamente decorrência da premissa, mas não é aplicável à situação.
Muitos consumidores brasileiros recusam a compra de produtos chineses por considerá-los pouco cuidadosos; / confusão inadequada entre a parte e o todo.