Durante um exame de rotina para acompanhamento da carga viral, um homem HIV positivo verificou, no resultado, que a contagem de CD4+ foi inferior a 200 células por mm3 , sinalizando um sistema imunossuprimido. Acerca desse tema, é correto afirmar que os linfócitos T CD4+
são fragmentos celulares derivados dos megacariócitos na medula óssea. Elas contêm grânulos, microtúbulos e filamentos de actina/miosina envolvidos na contração do coágulo e participam nas respostas imunológicas, especialmente na inflamação.
migram para os tecidos, especialmente para os locais de inflamação. são células de vida curta que fagocitam e destroem o material estranho, morrendo depois de alguns dias.
são 2%-5% dos leucócitos do sangue em indivíduos saudáveis e não alérgicos. Apresentam um núcleo bilobado e diversos grânulos sendo capazes de fagocitar e destruir microrganismos ingeridos.
têm grande capacidade de internalizar materiais por meio da fagocitose, e, assim, são essenciais tanto na homeostase quanto na defesa imune ajudando a remover os restos celulares e as células apoptóticas.
auxiliam outros tipos celulares (T helper ou Th em inglês), podem se diferenciar em Th1, Th2, Th17 ou ainda outros subtipos, cada um deles secretor de um conjunto particular de citocinas.