Pescado é a denominação de peixes, crustáceos, moluscos bivaldes, cefalópodes e gastrópodes, anfíbios e répteis. Considerando o fato de que há uma diversidade de espécies incluídas neste grupo, com características diferentes, cabe à legislação definir parâmetros e avaliação do frescor. Relacione as colunas de acordo com o tipo de pescado: na Coluna 1, às características de frescor, na Coluna 2, conforme descrito no Decreto nº 10.468/2020.
Coluna 1
1. Peixes.
2. Crustáceos.
3. Moluscos bivaldes.
4. Carne de rã.
5. Carne de quelônios.
Coluna 2
( ) Odor suave e característico da espécie; cor rosa pálida na carne, branca e brilhante nas proximidades das articulações; ausência de lesões e elementos estranhos; e textura firme, elástica e tenra.
( ) Odor próprio e suave; cor característica da espécie, livre de manchas escuras; e textura firme, elástica e tenra.
( ) Olhos claros, vivos, brilhantes, luzentes, convexos, transparentes, ocupando toda a cavidade orbitária; abdômen com forma normal, firme, não deixando impressão duradoura à pressão dos dedos; carne firme, consistência elástica, da cor própria da espécie.
( ) Estão vivos, com valvas fechadas e com retenção de água incolor e límpida nas conchas; odor próprio e suave; carne úmida, bem aderente à concha, de aspecto esponjoso, da cor característica de cada espécie.
( ) Aspecto geral brilhante, úmido; corpo em curvatura natural, rígida, artículos firmes e resistentes; coloração própria da espécie, sem qualquer pigmentação estranha; olhos vivos, proeminentes.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
1 – 3 – 2 – 4 – 5.
4 – 5 – 1 – 2 – 3.
4 – 5 – 1 – 3 – 2.
2 – 4 – 3 – 5 – 1.
3 – 1 – 4 – 5 – 2.