Imagem de fundo

A polícia civil levou a um pronto-socorro um rapaz suspeito de ter ingerido cápsulas d...

Questão 36

A polícia civil levou a um pronto-socorro um rapaz suspeito de ter ingerido cápsulas de drogas ilícitas. No momento do atendimento médico, ele estava assintomático, e seu exame físico não evidenciou anormalidades. No entanto, o exame radiográfico gastrintestinal revelou estruturas tenuemente radiopacas com halo de hipertransparência circundante, compatíveis com a suspeita de ingestão de drogas. O quadro evoluiu para excitação motora, agitação e morte.


Com referência às informações objeto da situação anteriormente apresentada, assinale a opção correta.

A

Se houvesse sinais e sintomas de intoxicação, o exame clínico seria suficiente para concluir que o paciente havia ingerido um pacote contendo drogas, e, nesse caso, o exame de radiografia seria dispensável para detectar a presença de cápsulas no organismo.

B

Em casos semelhantes ao da situação em apreço, se for constatada a ingestão de cocaína, a morte sempre ocorrerá com a intoxicação aguda causada pela droga ingerida, e os exames toxicológicos de urina e sangue poderão revelar a droga transportada na proporção de sua ingestão.

C

Se tivesse havido obstrução no nível do piloro ou da válvula ileocecal por cápsula, o indivíduo teria permanecido assintomático; somente se houvesse a ruptura de cápsula contendo droga, ele teria tido náuseas, vômitos e epigastralgia.

D

Se o paciente tiver falecido em decorrência do rompimento de cápsulas de drogas no estômago, tratar-se-á de uma intoxicação aguda e súbita. Nesse caso, o exame histopatológico será insuficiente para evidenciar alterações significativas nas estruturas dos órgãos abdominais.

E

Trata-se, na hipótese considerada, da síndrome de body pusher, na qual o indivíduo conhecido como mula ou correio é usado para transportar drogas ilícitas no interior do próprio organismo, em especial no estômago e nos intestinos.