TCM CE - Analista de Controle Externo - Especialidade: Inspeção de Obras Públicas - 2010
Questão 70
70
Q1633788
Engenharia Civil Sondagem
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2010
Banca: Fundação Carlos Chagas - FCC
Prova: FCC - TCM CE - Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará - Analista de Controle Externo - Especialidade: Inspeção de Obras Públicas

Sobre o Ensaio de Penetração Padrão (SPT − Standard Penetration Test), durante a prospecção do subsolo, é correto afirmar:

A

A perfuração do terreno é sempre iniciada com a técnica denominada percussão e lavagem, permitindo, desta forma, a coleta de amostras de metro em metro e sua devida identificação visual e táctil.

B

Quando o solo é muito fraco, de forma que a aplicação do primeiro golpe do martelo leve a uma penetração superior a 45 cm, o resultado da cravação deve ser expresso pela relação deste golpe com a respectiva penetração.

C

A perfuração do terreno com trado não é recomendada, mesmo acima do nível d’água, pois o uso do trado, tanto cavadeira como helicoidal, impede a coleta de amostras indeformadas para a identificação visual e táctil.

D

Em função da resistência à penetração, o estado do solo é classificado pela compacidade, quando o solo for argila ou silte argiloso ou pela consistência, quando o solo for areia ou silte arenoso.

E

Quando não ocorre penetração total do amostrador, registra-se o SPT em forma de fração, por exemplo, 30/15, indicando que para os primeiros 30 cm penetrados foram necessários apenas 15 golpes.