TRE MS - Técnico Judiciário - Área: Administrativa - 2013
Questão 6
6
Q576769
Língua Portuguesa Regência verbal
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2013
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB - CESPE CEBRASPE
Prova: CESPE CEBRASPE - TRE MS - Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso do Sul - Técnico Judiciário - Área: Administrativa

Assinale a opção correta em relação à regência e ao emprego do sinal indicativo de crase no texto apresentado.

A

A correção gramatical do texto seria mantida, apesar de haver alteração de seu sentido, caso o trecho “do alistamento eleitoral” (l.25) fosse substituído por para o alistamento eleitoral.

B

Sem prejuízo para a correção gramatical ou para o sentido original do texto, o trecho “submeter o administrador ao controle e à aprovação do administrado” (l.4-5) poderia ser reescrito da seguinte forma: submeter ao administrador o controle e a aprovação do administrado.

C

Na linha 6, a expressão “de índole” exerce a função de complemento de “controle” e, por isso, o emprego da preposição “de” é exigido pela presença desse substantivo na oração.

D

Prejudicaria a correção gramatical do texto, assim como sua coerência, a substituição do trecho “que garante o direito do cidadão” (l.9-10) por que garante ao cidadão o direito.

E

Na linha 21, caso o trecho “todos os nacionais de um país” fosse substituído por todas as pessoas de um país, a partícula “a” empregada imediatamente após “votar” (l.20) deveria receber acento indicativo de crase.