Está estudando para Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Contabilidade - TRE PR? Veja o Programa de Estudo que preparamos para você:

Considerado o parágrafo 1, é correto afirmar:
  • A. nele estão delineadas as formas de governo “república” e “monarquia” como definidas em dicionário especializado, o que implica precisão terminológica e conceitual de valor generalizante e atemporal.
  • B. no período inicial é apresentada uma hipótese e, em seguida, a razão que a legitima − Tal distinção deve-se ao fato... −, ambas tomadas como fundamento da equivalência contemporânea entre república e democracia.
  • C. no período inicial, compreende-se não só que a mencionada concepção de “república” está condicionada a um certo contexto, mas também que o autor evita apresentar de modo categórico esse conceito.
  • D. a oração introduzida pela locução posto que (linha 5) exprime uma circunstância que existe, mas que não é suficiente para realizar a aproximação citada no segmento imediatamente anterior.
  • E. nele explicita-se que a separação entre teologia e política constitui a caução de um sistema social em que a soberania popular seja exercida, em eleições regulares e livres, no mínimo para postos politicamente relevantes.