TRE SP - Analista Judiciário - Área Psicologia / Clínica - 2004
Questão 37
37
Q13612
Psicologia Teorias e Técnicas Psicoterápicas
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2004
Banca: Escola de Administração Fazendária - ESAF
Prova: ESAF - TRE SP - Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo - Analista Judiciário - Área Psicologia / Clínica

Para David E. Zimerman, são fatores importantes que concorrem para uma ação de coesão, harmonia e integração em um grupo terapêutico:

A

a presença de uma equipe multiprofissional que avalie as diferentes necessidades dos membros do grupo, encaminhando abordagens específicas dos problemas apresentados.

B

uma boa análise anterior dos padrões comportamentais dos candidatos ao grupo, de forma a não incluir nele indivíduos com patologias bizarras.

C

uma prévia avaliação física dos candidatos ao grupo, para verificar a presença de pacientes somatizadores, com dor crônica, que tenderão a sensibilizar e monopolizar a temática grupal, incomodando o trabalho de interpretação da experiência simbólica.

D

um setting com regras e normas a serem preservadas, uma função continente por parte do grupoterapeuta e da própria gestalt grupal, um modelo de identificação, a possibilidade para reparações.

E

uma criteriosa seleção dos componentes do grupo, considerando por referência que seus componentes estejam passando por uma problemática de conteúdo semelhante, e a presença de um setting grupal negociável, de acordo com necessidades que se apresentem na evolução das sessões grupais.