TRF 2 - Analista Judiciário - Área Serviço Social - 2003
Questão 44
44
Q326876
Língua Portuguesa Homônimos
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2003
Banca: Fundação Euclides da Cunha - FEC
Prova: FEC - TRF 2 - Tribunal Regional Federal da 2ª Região - Analista Judiciário - Área Arquitetura
Se a oração "Ao serem empossados em seus cargos" (linha 30) tivesse sido redigida "Ao serem empoçados em seus cargos", constatar-se-ia uma incorreção provocada pela inversão no emprego dos vocábulos homônimos sublinhados. As frases, dos pares abaixo, estão corretas, EXCETO as de um par em que houve inversão dos termos homônimos. Este par é o que se encontra na opção:
A
Extático diante de tanta beleza, o turista analisava com atenção cada detalhe da obra. / Durante cinco horas os veículos permaneceram estáticos dentro do túnel, até que a polícia removesse os acidentados.
B
Políticos insipientes, neófitos na arte da negociação, podem, em pouco tempo, sofrer a rejeição do eleitorado. / Levas de homens incipientes, de pouca ou nenhuma instrução, buscavam esclarecer-se a respeito dos direitos que lhes assistiam.
C
O texto inserto entre as narrativas contribuiu para esclarecer sobre os objetivos da obra. / O estudante estava incerto quanto à carreira que seguiria.
D
Os criminosos reincidentes devem expiar seus crimes em penitenciárias de segurança máxima. / O bom comerciante deve espiar a hora certa para investir.
E
O novo presidente é um homem inteligente e experto, com passagens em várias outras empresas. / Para realizar bons negócios, o investidor tem de ser esperto, comprando e vendendo na hora certa.