Na tirinha acima (Figura 1), aparece um curto diálogo entre o personagem visível no último quadro e um interlocutor que lhe responde ao chamado. Esse diálogo traz, de certo modo, informações complementares que integram, assim, a textualidade da tirinha. Considerando ainda a discussão ensejada no Texto 1, é possível afirmar corretamente que:
a informatividade, enquanto fator pragmático de textualidade, não é levada em consideração na interação entre os interlocutores da tirinha, já que o conteúdo desta é depreendido do que está desenhado.
o artista danifica a coerência textual, dificultando a compreensão do leitor, ao não deixar claras as razões pelas quais é necessário o diálogo entre os personagens, o qual poderia ser suprimido sem prejuízo ao sentido do texto.
o diálogo é importante e parte integrante da textualidade da tirinha, já que deixa evidente que, por meio da leitura, intermediada pela professora, o sujeito leitor se transforma ao “dar frutos” à imaginação.
a tirinha em questão prescindiria dos quatro primeiros quadros, pois o último seria o suficiente para o leitor da tirinha compreender como a leitura transforma.
ao expressar “Calma: é normal”, o artista desarma o leitor, pois reafirma a expectativa criada pela personagem leitora, que compreende desde o início o que vai acontecer.