No sentido popular ou leigo, a burocracia pública é quase um sinônimo de lentidão, carimbos, excesso de autoridade, ou seja, algo que tende a “não funcionar direito”. Entretanto, no seu sentido técnico e acadêmico, a burocracia pública tem como sinônimo:
eficácia, ou seja, trabalha-se pelo resultado esperado pelos cidadãos e menos preocupado com os processos.
efetividade, ou seja, independentemente dos processos, busca-se avaliar o alcance dos resultados e dos seus efeitos positivos.
eficiência, ou seja, busca-se um serviço público célere, com os menores custos e os melhores resultados.
entropia, ou seja, o sistema público deve ser retroalimentado pelos impostos, e os cidadãos, por sua vez, devem receber bons serviços dos governos.
excelência, ou seja, o nível de qualidade dos serviços públicos deve estar de acordo com as expectativas dos cidadãos.