Imagem de fundo

Existe uma queixa quase unânime entre os professores que é quanto à falta de disciplina...

Questão 4

4
Q1439501
Teclas de Atalhos
Compartilhar

Existe uma queixa quase unânime entre os professores que é quanto à falta de disciplina e respeito por parte dos alunos, no cotidiano escolar. Segundo o psicólogo Júlio Groppa, “essa tensão entre as gerações escolares vai desembocar na ideia praticamente onipresente de que a geração dos mais novos está moralmente corrompida. (…) Os adultos acreditam e apontam para a impossibilidade de educar nesses novos tempos.” Rosely Sayão complementa, dizendo que os professores precisam compreender que existe uma relação assimétrica entre professores e alunos. São gerações diferentes, que ocupam lugares diferentes na escola e também na sociedade e que:

A

as tensões entre as gerações podem ser minimizadas com a prática de atividades esportivas, de preferência no próprio espaço escolar.

B

a rebeldia é típica dos adolescentes, mas tem que ser canalizada para atividades construtivas, de princípios amorosos e de caráter beneficente.

C

o espaço mais adequado para receber e compartilhar valores entre os jovens, atualmente, são as redes sociais por causa da sua difusão.

D

a transgressão é um privilégio dos mais novos, é uma prerrogativa da juventude, porque eles estão vivendo os fatos da vida pela primeira vez.

E

os jovens precisam de limites, de adultos que saibam dizer “não” para eles, para que se sintam seguros, acolhidos e amados.