Antes do início de uma cirurgia é importante observar o uso adequado da placa dispersiva para a utilização do bisturi elétrico, caso contrário, pode-se causar queimaduras graves no paciente. O uso desse equipamento requer cuidados de enfermagem, tais como: o atentar para os portadores de marcapasso, pois o bisturi pode causar interferência no dispositivo cardíaco, bem como
colocar a placa antes do posicionamento cirúrgico do paciente, o mais distante possível do local da cirurgia, e desligar o bisturi elétrico quando for utilizar álcool na pele do paciente.
utilizar gel condutor na placa instalando-a em locais com maior massa muscular, como panturrilha, coxa e glúteos, e manter o paciente em contato com superfícies metálicas para diminuir o risco de queimaduras.
colocar a placa antes do posicionamento cirúrgico do paciente, o mais distante possível do local da cirurgia, e manter o paciente em contato com superfícies metálicas para diminuir o risco de queimaduras.
utilizar gel condutor na placa instalando-a em locais com maior massa muscular como panturrilha, coxa e glúteos, e desligar o bisturi elétrico quando for utilizar álcool na pele do paciente.