UFPR - Residência em Atenção Hospitalar - Área: Atenção Cardiovascular - Especialidade: Farmácia - 2019
Questão 50
50
Q1145861
Farmácia Farmacologia Clínica
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2019
Banca: Universidade Federal do Paraná - FUNPAR NC UFPR
Prova: FUNPAR NC UFPR - UFPR - Universidade Federal do Paraná - Residência em Atenção Hospitalar - Área: Atenção Cardiovascular - Especialidade: Farmácia

A contagem de linfócitos T CD4+ (LT-CD4+) e a carga viral do HIV (CV-HIV) são importantes indicadores para o manejo do tratamento em pessoas que vivem com HIV (PVHIV). A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:

1. As profilaxias primárias são estratégias que visam evitar o desenvolvimento de infecções oportunistas em pessoas com exposição prévia a essas doenças, sendo a CV-HIV o principal parâmetro para orientar a introdução e a suspensão da profilaxia às IO.

2. A histoplasmose e a criptococose estão entre as IO que não têm indicação para profilaxia primária em PVHIV, sendo recomendado evitar situações de risco de contato com os agentes patológicos.

3. As profilaxias secundárias são estratégias que têm como objetivo evitar a recidiva de IO anterior que já tenha recebido tratamento completo, sendo a contagem de LT-CD4+ o principal parâmetro para orientar a suspensão da profilaxia na maioria das IO.

4. Devido aos riscos da síndrome inflamatória de reconstituição imune, em PVHIV sem TARV não é recomendado o início ou reintrodução da TARV na vigência de tratamento das IO.

5. O início da TARV não deve ser postergado por receio de ocorrência da síndrome inflamatória de reconstituição imune, uma vez que os benefícios da TARV superam seus riscos.

Assinale a alternativa correta.

A
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
B
Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
C

Somente as afirmativas 1, 2 e 5 são verdadeiras.

D

Somente as afirmativas 2, 3 e 5 são verdadeiras.

E
As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.