UFPR - Residência em Atenção Hospitalar - Área: Atenção em Oncologia e Hematologia - Especialidade: Farmácia - 2019
Questão 43
43
Q1145854
Farmácia Farmacologia dos Quimioterápicos e Antibióticos
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2019
Banca: Universidade Federal do Paraná - FUNPAR NC UFPR
Prova: FUNPAR NC UFPR - UFPR - Universidade Federal do Paraná - Residência em Atenção Hospitalar - Área: Atenção Cardiovascular - Especialidade: Farmácia

Sobre o arsenal terapêutico que compõe a classe dos antimicrobianos, considere as seguintes afirmativas:

1. O grupo de antimicrobianos classificados como beta-lactâmicos possui em comum no seu núcleo estrutural o anel beta-lactâmico, o qual confere atividade bactericida aos fármacos de classes como das penicilinas, cefalosporinas, carbapenêmicos e quinolonas.

2. Entre os principais mecanismos que conferem resistência de algumas bactérias aos beta-lactâmicos está a produção das enzimas denominadas como beta-lactamases.

3. Azitromicina, claritromicina e eritromicina são antibióticos da classe dos macrolídeos e podem ser utilizadas como alternativa terapêutica em pacientes alérgicos à penicilina em pneumonias por pneumococo.

4. Ciprofloxacino, levofloxacino e moxifloxacino são antibióticos da classe das quinolonas e não são recomendados para infecções do trato urinário nem para osteomielites, podendo ser utilizados prioritariamente para infecções causadas por micobactérias.

5. O metronidazol é um antibiótico com atividade contra bactérias anaeróbicas estritas, podendo ser utilizado no tratamento da colite pseudomembranosa.

6. O grupo dos glícopeptídeos tem como um de seus representantes a vancomicina que, apesar do seu potencial nefrotóxico, é utilizada no tratamento de infecções causadas por estafilococos resistentes à meticilina.

Assinale a alternativa correta.

A
Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
B
Somente as afirmativas 2, 4 e 5 são verdadeiras.
C
Somente as afirmativas 1, 3, 4 e 6 são verdadeiras.
D
Somente as afirmativas 2, 3, 5 e 6 são verdadeiras.
E
As afirmativas 1, 2, 3, 4, 5 e 6 são verdadeiras.