Imagem de fundo

O trecho a seguir é parte de texto publicado no Portal da Saúde do SUS. Leia-o atentame...

Questão 1

O trecho a seguir é parte de texto publicado no Portal da Saúde do SUS. Leia-o atentamente e responda a questão proposta:

“DIREITOS DOS USUÁRIOS DA SAÚDE”

Elaborada pelo Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde e Comissão Intergestora Tripartite, a Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde se baseia nos seis princípios básicos de cidadania. (…)

De acordo com o primeiro princípio da carta, todo cidadão tem direito ao acesso ordenado e organizado ao sistema de saúde. Assim, fica garantido aos usuários a facilidade de acesso aos postos de saúde, especialmente aos portadores de deiciência, gestantes e idosos.

O segundo e terceiro princípios do documento esclarecem ao cidadão sobre o direito a um tratamento adequado para seu problema de saúde. Também faz referência à necessidade de um atendimento humanizado, acolhedor e livre de qualquer discriminação (preconceito de raça, cor, idade ou orientação sexual, estado de saúde ou nível social). (…)”.

Sobre os trechos sublinhados é correto afirmar que:
A
As duas expressões destacadas estão corretamente utilizadas.
B
Na primeira expressão sublinhada, há falha de concordância, uma vez que a garantia assegurada refere-se ao termo facilidade, que é substantivo feminino. Portanto, o uso correto da locução é: “Assim, fica garantida aos usuários a facilidade de acesso…”. Na segunda expressão assinalada também há falha. O verbo esclarecer em relação ao termo cidadão é transitivo direto e, portanto, não rege preposição. Nesse caso, então, o emprego correto do verbo é: “… esclarecem o cidadão sobre o direito a um tratamento…”.
C
Na primeira expressão sublinhada, há falha de concordância, uma vez que a garantia assegurada refere-se ao termo facilidade, que é substantivo feminino. Portanto, o uso correto da locução é: “Assim, fica garantida aos usuários a facilidade de acesso…”. A segunda expressão assinalada está corretamente empregada.
D
A primeira expressão sublinhada está corretamente utilizada. Já a segunda apresenta falha, uma vez que o verbo esclarecer em relação ao termo cidadão é transitivo direto e, portanto, não rege preposição. Nesse caso, então, o emprego correto do verbo é: “… esclarecem o cidadão sobre o direito a um tratamento…”.
E
A primeira expressão sublinhada está corretamente utilizada. Já a segunda apresenta falha, uma vez que o verbo esclarecer em relação ao termo cidadão é intransitivo e, portanto, não rege preposição. Nesse caso, então, o emprego correto do verbo é: “… esclarecem o cidadão sobre o direito a um tratamento…”.