Os métodos potenciométricos de análise são baseados em medidas de potencial de uma célula eletroquímica na ausência de valores apreciáveis de correntes. Com relação a esse método, é correto afirmar:
a potenciometria, frente a outras técnicas de análise instrumental, é considerada de elevado custo e requer tempos longos de análise, sendo ainda considerada pouco seletiva para a determinação de analitos de interesse ambiental e fisiológicos.
o potencial de uma célula galvânica está relacionado à atividade do analito, sendo necessária uma calibração apropriada do sistema de eletrodos para se obter uma curva com inclinação da reta ± [analito]/n, na qual n é o número de elétrons da semi-reação do eletrodo indicador metálico.
um eletrodo de referência ideal tem um potencial completamente dependente da composição da solução em estudo, sendo necessário um polimento de sua superfície a cada medida, devido à polarização.
os eletrodos indicadores de membrana são, frequentemente, denominados de eletrodos íon-seletivos, sendo a medida do seu potencial semelhante ao de junção desenvolvida por meio de uma membrana semipermeável que separa as soluções do analito e do eletrodo de referência.