Imagem de fundo

Paciente masculino, 65 anos, encaminhado à consulta ambulatorial com queixa de dispneia...

Questão 32

Paciente masculino, 65 anos, encaminhado à consulta ambulatorial com queixa de dispneia aos esforços progressiva, que atualmente ocorre mesmo ao deambular no plano, associada a tosse persistente diária com expectoração clara. Nega perda de peso e dor torácica. Nega outros problemas de saúde, alergias ou história de asma na infância. Não pratica atividade física regular, relata tabagismo 30 maços/ano, sendo que está há uma semana sem fumar. Ao exame físico mostra-se eutrófico, sem dispneia de repouso, SpO2 92% ar ambiente, Ausculta Cardíaca e Pulmonar sem alterações, Sinais Vitais dentro da normalidade. Espirometria evidencia VEF1 = 1,5L (52% do previsto) CVF = 2,6L (78% do previsto) sem resposta significativa após uso de broncodilatador (400mcg de salbutamol) e Relação VEF1/CVF = 0,59 (pós broncodilatador).


VEF1 – Volume Expiratório Forçado no primeiro segundo

CVF – Capacidade Vital Forçada

LABA – Beta Agonista de Longa Duração

LAMA – Antimuscarínico de Longa Duração


Considerando o quadro clínico e a prova funcional, é correto afirmar:

A

Trata-se de paciente portador de DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) GOLD A, sendo indicado uso de broncodilatadores de longa duração (LABA e LAMA) associados a corticoides inalados como tratamento de manutenção, além da cessação do tabagismo, vacinação anti-influenza e antipneumocócica.

B

Trata-se de paciente portador de DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) GOLD B, sendo indicado uso de broncodilatadores de longa duração (LABA* e LAMA*) associados a corticoides inalados como tratamento de manutenção, além da cessação do tabagismo, não sendo necessário vacinação anti-influenza e antipneumocócica por não ser um paciente exacerbador frequente.

C

Trata-se de paciente portador de DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) GOLD B, não sendo indicado uso de broncodilatadores de longa duração como tratamento de manutenção, sendo suficiente uso de broncodilatadores de curta duração para resgate, além da cessação do tabagismo, vacinação anti-influenza e antipneumocócica.

D

Trata-se de paciente portador de DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) GOLD B, sendo indicado uso de broncodilatadores de longa duração como tratamento de manutenção e broncodilatadores de curta duração para resgate, além da cessação do tabagismo, vacinação anti-influenza e antipneumocócica.

E

Trata-se de paciente portador de DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) GOLD D, sendo indicado uso de corticoide inalado como tratamento de manutenção e broncodilatadores de curta duração para resgate, além da cessação do tabagismo, vacinação anti-influenza e antipneumocócica.