Imagem de fundo

Linha de passe Toca de tatu, linguiça e paio e boi zebu Rabada com angu, rabo-de-saia N...

Questão 2

Linha de passe


Toca de tatu, linguiça e paio e boi zebu

Rabada com angu, rabo-de-saia

Naco de peru, lombo de porco com tutu

E bolo de fubá, barriga d'água

Há um diz que tem e no balaio tem também

Um som bordão bordando o som, dedão, violação


Diz um diz que viu e no balaio viu também

Um pega lá no toma-lá-dá-cá, do samba

Um caldo de feijão, um vatapá, e coração

Boca de siri, um namorado e um mexilhão

Agua de benze, linha de passe e chimarrão


Babaluaê, rabo de arraia e confusão...

...

Eh, yeah, yeah . . .

(Valeu, valeu, Dirceu do seu gado deu...)


Cana e cafuné, fandango e cassulê


Sereno e pé no chão, bala, candomblé


E o meu café, cadê? Não tem, vai pão com pão


Já era Tirolesa, o Garrincha, a Galeria

A Mayrink Veiga, o Vai-da-Valsa, e hoje em dia

Rola a bola, é sola, esfola, cola, é pau a pau

E lá vem Portela que nem Marquês de Pombal

Mal, isso assim vai mal, mas viva o carnaval

Lights e sarongs, bondes, louras, King-Kongs

Meu pirão primeiro é muita marmelada


Puxa saco, cata-resto, pato, jogo-de-cabresto

E a pedalada


Quebra outro nariz, na cara do juiz

Aí, e há quem faça uma cachorrada

E fique na banheira, ou jogue pra torcida

Feliz da vida


Toca de tatu, linguiça e paio e boi zebu

Rabada com angu, rabo-de-saia

Naco de peru, lombo de porco com tutu


E bolo de fubá, barriga d'água

Há um diz que tem e no balaio tem também

Um som bordão bordando o som, dedão, violação

Diz um diz que viu e no balaio viu também

Um pega lá no toma-lá-dá-cá do samba


FONTE: https://www.letras.mus.br/joao-bosco/46524/. Acesso 1 abr2018


O texto “Linha de passe” de João Bosco, Aldir Blanc e Paulo Emílio, registra, dentre outras referências culturais, a mistura entre futebol e culinária brasileira, algo também presente em várias canções que fazem parte do acervo da MPB. Observase, como característica do uso da variedade coloquial da linguagem (ou seja, aquela usada em situações cotidianas de comunicação verbal), a utilização nesse texto de

A

expressões populares.

B

o uso da terceira pessoa do plural.

C

palavras que induzem à ambiguidade.

D

repetições.

E

palavras de língua estrangeira.