A técnica de cateterismo vesical consiste em rever o prontuário do paciente a qualquer alteração que possa interferir no procedimento, além de
usar o cateter de maior calibre possível para reduzir ao máximo o trauma uretral. Garantir correta antissepsia. Se houver dor ou resistência na passagem, não usar força.
orientar o cuidador para realizar o procedimento de cateterismo de demora na ausência do enfermeiro. Usar o cateter de maior calibre sempre que disponível na instituição.
usar o cateter do menor calibre possível para reduzir ao máximo o trauma uretral. Garantir correta técnica asséptica. Se houver dor ou resistência na passagem, não usar força.
usar o cateter do maior calibre possível para reduzir ao máximo o trauma da bexiga. Garantir correta técnica asséptica. Se houver dor ou resistência na passagem, realizar apenas uma tentativa.
usar o cateter do menor calibre possível para reduzir ao máximo o trauma uretral. Garantir, sempre que possível, técnica asséptica. Se houver dor ou resistência na passagem, usar força.