Imagem de fundo

“O diabetes melito é uma doença que se caracteriza pelo acúmulo de glicose no sangue (h...

Questão 38

“O diabetes melito é uma doença que se caracteriza pelo acúmulo de glicose no sangue (hiperglicemia) e, ao sair na urina, arrasta muita água por osmose. A perda de glicose e água causa fome e sede excessivas, com perda de peso e perigo de desidratação.” (Linhares, S.; Gewandsznajder, F. Biologia Hoje. Vol. 2. Ática, 2010).


A doença acima descrita é provocada por problemas em uma glândula e pela substância por ela produzida. Assinale, nas alternativas abaixo, aquela que descreve de forma CORRETA a glândula e a substância em questão.

A

Parte endócrina do pâncreas, formada pelas ilhotas pancreáticas, nas quais há dois tipos de células: as células beta, que produzem insulina e as células alfa, que produzem o glucagon. A insulina facilita a entrada da glicose que está no sangue nas várias células do corpo. Quando ocorre deficiência na produção de insulina ou esta não realiza mais sua função, origina o diabetes melito.

B

Parte exócrina do pâncreas, formada por duas regiões: o córtex e a medula. No córtex é produzido insulina e na medula é produzido o glucagon. A insulina aumenta a reabsorção de íons sódio e provoca a secreção no sangue de íons potássio e hidrogênio pelas células do túbulo renal. Quando ocorre deficiência na produção de insulina ou este hormônio não realiza mais sua função, origina o diabetes melito.

C

A tireoide, glândula situada na frente da traqueia, produz a tiroxina e a tri-iodotironina. Esses hormônios estimulam a oferta e o consumo de oxigênio pelos órgãos, intensificando a respiração celular, utilizando-se da glicose disponível nas células e no sangue, em consequência, liberando calor no organismo. Quando ocorre deficiência na produção de insulina ou este hormônio não realiza mais sua função, origina o diabetes melito.

D

Parte exócrina do pâncreas, formada pelas ilhotas de Langerhans, nas quais há dois tipos de células: as células alfa, que produzem insulina e as células beta, que produzem o glucagon. A insulina facilita a entrada da glicose que está no sangue nas células do fígado e do músculo. Quando ocorre deficiência na produção de insulina ou este hormônio não realiza mais sua função, origina o diabetes melito.

E

A tireoide, glândula situada na frente da traqueia, formada pelas ilhotas pancreáticas, nas quais há dois tipos de células: as células beta, que produzem insulina e as células alfa, que produzem o glucagon. A insulina facilita a entrada da glicose que está no sangue nas várias células do corpo. Quando ocorre deficiência na produção de insulina ou este hormônio não realiza mais sua função, origina o diabetes melito.