Imagem de fundo

A profilaxia pós-exposição (PEP) é uma medida de prevenção de urgência para ser utiliza...

Questão 58

A profilaxia pós-exposição (PEP) é uma medida de prevenção de urgência para ser utilizada em situações de risco ao vírus da imunodeficiência humana (HIV). Nesse caso, é recomendado o seguinte:

A

o atendimento com posterior terapêutica, após a exposição ao HIV, deve ser iniciado o mais recocemente possível, de preferência nas primeiras 12 horas após a exposição de risco, e no máximo em até 72 horas.

B

a indicação da PEP depende do status sorológico para HIV da pessoa exposta, que deve sempre ser avaliado por meio de teste rápido (TR) em situações de exposições consideradas de risco. Em caso de TR não reagente, a PEP não está indicada e, em caso de TR reagente, a PEP está indicada, pois a pessoa exposta é suscetível ao HIV.

C

no seguimento do paciente com e sem indicação de PEP, o enfermeiro deve considerar os aspectos emocionais da pessoa, a toxicidade dos antirretrovirais, a testagem para HIV e sífilis, a avaliação laboratorial e a manutenção de medidas de prevenção combinadas do HIV.

D

a PEP é indicada em casos de agressão física com lesão, violência sexual aguda, violência sexual crônica, relação sexual consensual, sem o uso do método de barreira ou com seu rompimento, e acidente ocupacional com instrumento perfurocortante ou contato direto com material biológico.

E

quando a PEP é recomendada, independente do tipo de exposição ou o material biológico envolvido, o tratamento é realizado em 28 dias com apresentação coformulada de antirretroviral, sendo que no Parecer n.º 12/2020/COFEN/CTAS consta que o enfermeiro pode prescrever os medicamentos da PEP.