A Redução de Danos é uma estratégia, que busca minimizar as consequências adversas do consumo de drogas do ponto de vista da saúde e dos seus aspectos sociais e econômicos. Sobre as ações de redução de danos, assinale a alternativa CORRETA.
Desenvolve ações para usuários ou dependentes que não podem, não conseguem ou não querem interromper o uso de drogas, visando à redução dos riscos associados, ao intervir na oferta ou no consumo.
Estabelece que as ações de informação, educação e aconselhamento tenham por objetivo o estímulo ao consumo de produtos, substâncias ou drogas, respeitando as necessidades do público alvo e da comunidade.
As ações não se aplicam no âmbito do sistema penitenciário, dos hospitais psiquiátricos, dos abrigos ou de quaisquer outras instituições que mantenham pessoas submetidas à privação ou à restrição da liberdade.
Em todas as ações, devem ser preservadas a identidade e a liberdade da decisão do usuário ou dependente ou pessoas tomadas como tais, sobre qualquer procedimento relacionado à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento.
As iniciativas relacionadas ao consumo de bebidas alcoólicas não devem ser incluídas nas estratégias de redução de danos, considerando os agravos relacionados a essa substância na população geral.