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“A música é uma linguagem universal, mas com muitos dialetos, que variam de cultura par...

Questão 11

“A música é uma linguagem universal, mas com muitos dialetos, que variam de cultura para cultura envolvendo a maneira de tocar, de cantar, de organizar os sons e de definir as notas básicas e seus intervalos [...] A música é linguagem. Assim devemos seguir, em relação à música, o mesmo processo de desenvolvimento que adotamos quanto à linguagem falada, devemos expor a criança à linguagem musical e dialogar com ela sobre e por meio da música. Como acontece com a linguagem, cada civilização, cada grupo social, tem sua expressão musical própria.”


JEANDOT, Nicole. Explorando o Universo da Música. São Paulo: Editora Scipione, 1997.


Diante dessa concepção de música, é correto afirmar que:

A

O educador musical escolar, antes de transmitir sua própria cultura musical, deve pesquisar o universo musical a que a criança pertence e encorajar atividades relacionadas com a descoberta e a criação de novas formas de expressão através da música.

B

O educador musical escolar precisa, primeiramente, possibilitar ao aluno a vivência musical do repertório de domínio do professor, aquele historicamente organizado, para o ensino e aprendizagem consistente e eficaz.

C

Ao ensinar música na escola, o professor precisa oferecer a cada criança um instrumento musical e seguir um método de ensino, para possibilitar a aprendizagem gradativa da linguagem musical que é fruto da performance instrumental. Esta prática possibilitará uma bagagem técnica ampla, essencial para toda a experiência musical.

D

Os dialetos musicais, citados por Nicole Jeandot, são os diferentes timbres característicos dos povos, ou seja, são caracterizados pela origem dos instrumentos musicais utilizados em cada uma das expressões regionais.

E

É importante que a criança aprenda o repertório do educador, o qual precisa ser delimitado em determinado povo, época, formas ou em um compositor a cada ano letivo.