Questões de Concurso de Gestão de Pessoas - Administração Geral

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Questão de Concurso - 1186530

Concurso CFO Administrador 2019

Questão 99

Instituto Quadrix (Quadrix )

Nível Superior

Com relação à direção, julgue os itens de 96 a 99.

O job enrichment vertical é realizado pela adição de novas responsabilidades do mesmo nível ao empregado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1186538

Concurso CFO Administrador 2019

Questão 104

Instituto Quadrix (Quadrix )

Nível Superior

Quanto à gestão de pessoas, julgue os itens de 102 a 108.

No mercado de trabalho em oferta, há uma tendência de que os critérios de seleção sejam mais flexíveis e menos rigorosos, com maior investimento em treinamento dos candidatos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1043675

Concurso TJ SP Administrador Judiciário 2019

Questão 21

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

O século XXI tem trazido grandes desafios para as organizações, notadamente para suas áreas de Gestão de Pessoas. O conceito de Gestão Estratégica de Pessoas, utilizado de forma quase generalizada por organizações de diversos portes, traz, em si, comportamentos quase obrigatórios e que seriam inimagináveis em boa parte do século passado. Nas alternativas, há uma em que a atitude quanto ao tratamento do ser humano organizacional é tipicamente do século XX. Assinale-a.
  • A. Entender o fator humano como fator diferenciador.
  • B. Garantir que o plano de gestão e desenvolvimento de pessoas seja parte integrante do plano de negócios.
  • C. Colocar como prerrogativa a eficiência e produtividade.
  • D. Certificar-se de que a comunicação interna seja um elemento integrador e promotor de identidade.
  • E. Assegurar que a missão e visão organizacional sejam incorporadas e praticadas por todos seus membros.

Questão de Concurso - 1151020

Concurso IBGE Coordenador Censitário 2019

Questão 42

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Médio

Em uma entrevista de processo seletivo, o responsável pela seleção perguntou ao candidato o que o motiva a trabalhar na organização. O candidato respondeu: “Busco reconhecimento e status, e sei que o cargo me dará prestígio e oportunidades de promoção”.


Segundo a hierarquia das necessidades de Maslow, a motivação do candidato é satisfazer necessidades do tipo:


  • A.

    fisiológicas;

  • B.

    de segurança;

  • C.

    sociais;

  • D.

    de estima;

  • E.

    de autorrealização.

Questão de Concurso - 1064350

Concurso

Questão 63

Nível

Suponha que determinado órgão público pretenda proceder à avaliação de desempenho de seus servidores para fins de atribuição de parcela remuneratória atrelada ao bom desempenho funcional, valendo-se de metodologia comumente utilizada no setor privado, denominada Avaliação 360° ou Circular. Para aplicar tal metodologia será necessário proceder
  • A. à prévia definição da missão, visão e valores do órgão, que constituem premissas para a pontuação na metodologia adotada.
  • B. exclusivamente à avaliação pelo superior hierárquico do avaliado, sendo dispensada a oitiva de outros colaboradores.
  • C. à contratação de um avaliador independente, não sendo recomendável a avaliação por aqueles que interagem com o avaliado no ambiente de trabalho.
  • D. à autoavaliação, feita pelo próprio servidor, além de colher feedbacks (retornos) daqueles que se relacionam com o avaliado.
  • E. a uma amostragem representativa de todos os avaliados, com a extrapolação dos resultados obtidos para todos os que se inserem no mesmo perfil ou categoria.

Questão de Concurso - 1053966

Concurso CRESS GO Agente Financeiro 2019

Questão 59

Instituto Quadrix (Quadrix )

Nível Médio

No que diz respeito ao trabalho em equipe, julgue os itens 59 e 60. Um membro da equipe cuja personalidade possibilite caracterizá‐lo como mediador, no ambiente de trabalho, certamente será́ aquele que luta pelos companheiros.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1127236

Concurso CREA GO Analista de Área 2019

Questão 85

Instituto Quadrix (Quadrix )

Nível Superior

Quanto à motivação, à liderança, à comunicação, à descentralização e à delegação, julgue os itens de 84 a 89.

De acordo com a teoria do ciclo motivacional, uma necessidade só pode ser satisfeita ou frustrada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1065982

Concurso CREF 11 Agente de Orientação e Fiscalização 2019

Questão 111

Instituto Quadrix (Quadrix )

Nível Superior

Com relação ao processo de planejamento e à gestão de recursos materiais, financeiros e humanos, julgue os itens de 111 a 120. O estabelecimento de metas de desempenho para os trabalhadores é um exemplo de planejamento de recursos humanos.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1043530

Concurso SPAG Analista de Gestão Administrativa 2018

Questão 71

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

A gestão estratégica de pessoas surgiu a partir da percepção do impacto do capital humano na consecução das estratégias organizacionais, tornando-se uma vantagem competitiva. Um dos traços distintivos de tal modelo em relação à abordagem tradicional consiste na descentralização, com a delimitação dos conceitos de função de staff e responsabilidade de linha, sendo:

I. função de staff desempenhada pela área de RH, envolvendo consultoria e assessoria.

II. responsabilidade de linha atribuída a cada gestor em relação a seus subordinados.

III. função de staff de natureza operacional, ligada a medidas concretas.

IV. autoridade de linha de natureza normativa, prescrevendo procedimentos uniformes.

Esta correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e II.
  • B. I e IV.
  • C. II e III.
  • D. I; II e IV.
  • E. III e IV.

Questão de Concurso - 1043538

Concurso SPAG Analista de Gestão Administrativa 2018

Questão 79

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Um dos aspectos centrais da aplicação da metodologia de gestão de pessoas por competências consiste em
  • A. identificar a lacuna existente entre as competências disponíveis na organização e aquelas demandadas para o desempenho dos cargos nela existentes.
  • B. mapear as competências existentes em outras organizações de excelência que atuem no mesmo mercado, aplicando-as internamente.
  • C. definir as competências de primeiro e segundo graus que cada colaborador deve desenvolver, atuando apenas sobre as primeiras.
  • D. estabelecer um ranqueamento dos profissionais mais competentes da organização, com promoções e desligamentos automáticos a partir da posição ocupada.
  • E. suprir os gaps (defasagens) de conhecimento dos colaboradores a partir da valorização e reconhecimento de outras competências comportamentais.