Questões de Concurso de Comunicação na Gestão Pública e Gestão de Redes Organizacionais - Administração Pública

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 432812

Concurso DETRAN ES Técnico Superior - Área Administrador 2010

Questão 30

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Em relação à estrutura e ao processo organizacional e à organização administrativa, julgue os itens a seguir.

Caso o objetivo do gestor de órgão público seja garantir a coesão do grupo e a comunicação entre os seus membros, ele deve evitar adotar a estrutura de departamentalização matricial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1199928

Concurso Escriturário 2018

Questão 26

FUNDEP Gestão de Concursos (FUNDEP )

Nível Médio

Analise as seguintes afirmativas relativas à comunicação pública, no âmbito da Administração Pública.

I. A comunicação pública insere-se no contexto democrático, em que participam ativamente todos os setores da sociedade. No contexto democrático, a sociedade tem direito à informação.

II. A comunicação pública compreende, além da que é praticada pelos entes públicos, principalmente a que ocorre em espaços públicos comuns, envolvendo governos, seus órgãos, entidades paraestatais e não governamentais e a sociedade em geral, e aquela que de alguma forma envolve o interesse público.

III. O objetivo principal da comunicação pública é informar, em consonância com a Constituição Federal, a publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos, devendo ter caráter educativo, informativo ou de orientação social. Assim, também são seus objetivos educar, sensibilizar, orientar, mobilizar, interagir e informar a sociedade sobre a atuação do governo e sobre a utilização dos recursos públicos, educar a sociedade sobre as questões de interesse geral e criar um canal que permita estabelecer uma relação de diálogo com os cidadãos e a sociedade.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A.

    I e III, apenas.

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    I e II, apenas.

  • D.

    I, apenas.

Questão de Concurso - 1036554

Concurso CODHAB Analista - Área Administração 2018

Questão 67

Instituto Quadrix (Quadrix )

Nível Superior

Quanto à evolução da Administração Pública e à gestão de pessoas, julgue os itens a seguir. Em qualquer comunicação, o codificador é constituído pelo mecanismo responsável pela exteriorização da mensagem que se quer comunicar.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 377845

Concurso MPOG Especialista em Políticas Públicas 2009

Questão 29

Escola de Administração Fazendária (ESAF)

Nível Superior

No atual contexto, uma coordenação adequada de ações intergovernamentais implica reconhecer os seguintes pressupostos como verdadeiros, exceto:

  • A.

    a efetividade das políticas públicas depende do entrosamento entre os níveis de governo, uma vez que, para o sucesso de suas ações, os entes locais precisam de colaboração horizontal e vertical.

  • B.

    a existência de recursos financeiros e de normas para a sua descentralização, aliada a uma boa gestão financeira e a um controle formal, é suficiente para a coordenação e a promoção do equilíbrio nas relações entre níveis de governo.

  • C.

    no mais das vezes, a cooperação federativa é frágil e há poucos incentivos institucionais a seu favor. Por conta disso, nas áreas em que as relações intergovernamentais são mais azeitadas, as políticas geralmente são mais bem-sucedidas, e vice-versa.

  • D.

    a autonomia dos entes federativos, aliada a um vasto rol de competências compartilhadas, possibilita que, frente a uma omissão do poder público, a população permaneça sem uma ação governamental e não saiba de quem cobrar: se do governo municipal, estadual ou federal.

  • E.

    instrumento de cooperação mais usado pelos entes federativos, os convênios, por terem seus termos estabelecidos pela esfera de governo superior, mais se assemelham a um contrato de adesão e menos a um acordo negociado entre as partes.

Questão de Concurso - 279437

Concurso MC Ciências Humanas 2008

Questão 100

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

A respeito das redes de colaboração, julgue os itens a seguir.

As redes de colaboração são um fenômeno social de criação e distribuição de conteúdo, caracterizado pela comunicação aberta, pela descentralização de autoridade e pela liberdade para compartilhar e reutilizar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 279438

Concurso MC Ciências Humanas 2008

Questão 101

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

A respeito das redes de colaboração, julgue os itens a seguir.

O surgimento do termo wikinomics (wikinomia) significa que as colaborações envolvendo novas tecnologias foram apropriadas pelas grandes corporações em detrimento de iniciativas individuais.

  • C. Certo
  • E. Errado