Atualidades e Conhecimentos Gerais Brasil e Localidades Específicas Brasil Saúde

Os escorpiões são animais carnívoros, alimentando-se de insetos, porém podem ficar longos períodos sem se alimentar. Têm hábitos noturnos e escondem-se sob pedras, dormentes de linhas de trem, entulhos, telhas e tijolos. Sobre a identificação e conduta diante de um acidente escorpiônico, assinale o item correto:

  • A.

    O agente causador do acidente deve ser identificado sempre que possível, para melhor orientação da conduta medicamentosa a ser tomada na unidade de saúde.

  • B.

    Se não for possível identificar o agente causador do acidente, deve-se manter o paciente em repouso por pelo menos 12 horas em observação e apenas levar ao serviço de saúde se ele apresentar alguma alteração no seu quadro geral.

  • C.

    Independente da identificação do agente causador do acidente, só existe a necessidade de levar o paciente à unidade de saúde se tiver ocorrido há menos de doze horas; decorrido um período superior a esse desde o acidente, não existe nenhuma necessidade de levar o paciente para avaliação.

  • D.

    As mesmas medidas tomadas no acidente com serpentes podem ser usadas no escorpionismo, como realização de torniquetes, incisão na ferida e sucção.